sábado, 28 de novembro de 2009

Deputado de MT critica colunista da revista Veja

Da Assessoria

O polêmico colunista da revista Veja, Diogo Mainardi, foi alvo de críticas na tarde de ontem (quarta-feira/18) na Câmara, por parte do deputado federal Eliene Lima (PP). Isto porque Mainardi intitulou Cuiabá como escória em seu penúltimo artigo, publicado na edição do dia 7 deste mês.

Em discurso no pequeno expediente, o parlamentar classificou como ofensivas às vezes em que o colunista citou nos artigos a Capital de Mato Grosso. “Por três vezes Diogo Mainardi citou Cuiabá na revista Veja, e por três vezes ele a ofendeu. A meu ver, essa é a uma atitude de quem quer aparecer através de críticas polêmicas”, sintetiza.

No artigo publicado dia 7, com o título ‘Os moluscos do Brasil’, o colunista da revista semanal abordou a visita do antropólogo francês Claude Lévi-Straus à Mato Grosso no século passado, e durante o texto utilizou o termo ‘escória de Cuiabá’. Essa citação, para Eliene Lima, deixa claro que o colunista é preconceituoso quanto à cidade. “Cuiabá pode não ser uma capital populosa como São Paulo ou Rio de Janeiro, ou então pode não ser uma cidade balada pelas celebridades como Florianópolis ou Salvador, mas isso não quer dizer que ela deve ser alvo de ofensas ou de preconceito. Minha impressão é de que esse colunista se encaixa naquele ditado que diz que bicho machucado acata sem titubear, no caso do Mainardi, eu acho que ele é um bicho urbano machucado”, alfineta o parlamentar.

Em 2005, no dia 18 de maio, Diogo Mainardi publicou um artigo ao qual dizia que se alguém o oferecesse R$ 10 mil para dar uma palestra em Cuiabá, ele pagaria R$ 15 mil para não ter que ir à cidade. No artigo, o colunista ainda afirmou que a maior ambição é jamais, em hipótese alguma, colocar os pés em Cuiabá. Uma semana, no dia 25, depois Mainardi fez novo artigo dizendo que se fosse chamado por algum tribunal de Cuiabá a explicar o texto anterior, ele preferiria ir a cadeia do que vir até Cuiabá.

“Não sou contra a opinião dele acerca de Cuiabá. Sou contra ele criticar a cidade sem nunca ter tido o trabalho de tê-la visitado ou conhecê-la”, finaliza.

Fonte : www.odocumento.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário